4 JAN2019
Voltar

Dicas para cuidar do período do envelhecimento

Leia 7 dicas que podem te ajudar na terceira idade

1.    Pratique atividades físicas: não é só por estética. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as atividades ajudam a prevenir doenças da terceira idade como osteoporose, problemas cardíacos, além de prevenir a depressão.
2.    Exercite o seu cérebro: ler promove relaxamento e ajuda a estimular o raciocínio. Mantém o cérebro sempre ativo, prevenindo a perda de memória. Outra opção são jogos de videogames ou de raciocínio.
3.    Durma corretamente: dormir pouco todos os dias pode envelhecer o cérebro. A privação do sono pode atrapalhar a concentração durante as tarefas e o bom funcionamento do metabolismo, agravando, dessa forma, em um aumento do peso corporal. O ideal é descansar oito horas por noite.
4.    Beba mais água: a água é o nutriente mais abundante no corpo, sendo que ela desempenha papeis fundamentais no nosso corpo. Algumas das funções são: transportar nutrientes para as células, regular a temperatura corporal, atua nos processos fisiológicos de digestão, absorção e secreção, protege de infecções e ajuda a eliminar toxinas por meio da urina.
5.    Evite tabaco e bebidas alcoólicas: o álcool etílico diminui a quantidade de vitamina A no organismo, agravando no aparecimento de rugas e linhas de expressão. Já o cigarro reduz o fluxo sanguíneo afetando na oxigenação dos tecidos da pele.
6.    Saia de casa durante o dia: saia de casa para as atividades rotineiras e tome sol, ele é fonte de vitamina D. Mas não se esqueça do protetor solar.
7.    Contrate cuidadores: caso tenha a necessidade procure profissionais capacitados para atender às  dificuldades em sua própria residência, sem ter que sair do ambiente familiar e da sua rotina diária.

Fonte Exame